Noticias
28/08/2018 - LEI DA BALANÇA, LIMITE DE PESO E DIMENSÕES, Tipos de Eixos
SAIBA SEUS DIREITOS DE FORMA PRÁTICA
 

LEI DA BALANÇA, SAIBA SEUS DIREITOS DE FORMA PRÁTICA

Lei da Balanca, caminhão saindo do posto de pesagem

Você já teve algum caminhão retido em algum posto de pesagem?

Já levou uma multa por excesso de peso mas ficou na bronca porque discordou da interpretação do guarda rodoviário?

Esses problemas acontecem todos os dias em nosso Brasil porque as leis, resoluções e portarias, conhecidas como a lei da balança, são complexas e com lacunas que dão margem para interpretação do agente rodoviário, e é aí que mora o problema.

A questão do excesso de peso tem dois lados na minha visão:

  1. Prejuízo à sociedade em si, por meio de estradas em péssimas condições de uso;
  2. Prejuízo e dor de cabeça ao transportador, que na maioria das vezes é visto com o grande vilão da história.

É certo que tem muito transportador por aí que age sim de má fé, mas não podemos generalizar, com certeza tem muita gente boa que muitas vezes é prejudicada mesmo estando certo.

Eu tenho certeza de que você sabe o quanto o excesso de peso pode trazer de problemas, mas é importante listar aqui os principais tipos de prejuízos:

  • Veículo: desgaste dos pneus, maior consumo de combustível, risco de quebra da suspensão e maior desgaste do sistema de freios;
  • Rodovia: você sabia que um veículo com 50% de excesso de carga causa 10 vezes mais dano ao pavimento?
  • Segurança: com o excesso de peso o poder de frenagem do veículo e a estabilidade ficam comprometidos;
  • Sociedade: aumento da emissão de gases poluentes;
  • Concorrência: Impacto direto no preço do frete, além de que o excedente poderia ser carregado por outro transportador.

Porém, o meu foco aqui contigo não é falar destes danos, e sim de como você pode tentar evitar os prejuízos para o seu negócio.

Um caminhão pode ficar parado por horas ou dias numa balança rodoviária, onde normalmente não há lugar para o motorista comer ou tomar uma ducha.

Sem contar o atraso no cliente, e a impossibilidade de pegar um outro frete naquele período.

Se eu pudesse te dar uma única dica, diria para você não infringir a lei da balança, por mais difícil que isso possa parecer.

Se você segue as leis pode ter certeza de que vai valer a pena ler o restante desta matéria 😉

Se você já sabe tudo sobre os conceitos da lei, e quer ir direto para as dicas que tenho para você, então clique aqui.

Mas se você quer ler este texto inteiro com calma, então é só seguir as próximas linhas.

Continue lendo este artigo para saber tudo sobre a lei da balança:

  • Limites de peso e dimensões;
  • Características dos veículos;
  • De quem é a responsabilidade pela infração;
  • Quem pode te multar;
  • Tipos e valores das multas;
  • Quando se deve fazer a retenção, o remanejamento ou o transbordo da carga;
  • Qual a tolerância permitida;
  • Como recorrer de uma multa.

CARGAS DIVISÍVEIS E INDIVISÍVEIS

Muita gente não sabe, mas a lei da balança, com toda a regulamentação de limites de peso e dimensões, aplica-se somente às cargas divisíveis.

As cargas divisíveis são aquelas que você pode fracionar em diversos veículos, ou seja, a grande maioria das cargas que você já está acostumado a trabalhar.

Cargas indivisíveis

As cargas indivisíveis não podem ser fracionadas, são as chamadas cargas especiais, aquelas que normalmente são acompanhadas de batedor e o veículo trafega em velocidade baixa.

Para a operação de cargas indivisíveis, que estejam com dimensões ou peso superior ao permitido pela lei da balança, é necessária uma autorização especial.

Esta autorização é chamada de AET – Autorização Especial de Trânsito, e pode ser solicitada junto aos órgãos executivos:

  • Rodovias federais:  DNIT
  • Rodovias estaduais: DER, Detran
  • Cidades: Prefeituras

Estes órgãos irão observar as condições técnicas, preservando a segurança viária.

A AET é dada por viagem, ou seja, tem dia, horário e itinerário específicos para uma determinada carga.
 

LIMITE DE PESO E DIMENSÕES

É bem provável que você saiba exatamente qual é a capacidade de carga do seu caminhão, ou mesmo da sua frota na empresa.

Mas se precisar comprar um outro carro, você sabe a capacidade que você vai precisar? As vezes é fundamental conhecer os limites de peso e dimensões para conseguir atender um cliente.

Outro problema comum é a má distribuição da carga dentro do veículo, por falta de conhecimento do limite de peso por eixo.

Então vamos lá, vou colocar aqui todas as definições para não haver erro, assim você evita a multa e outros transtornos.

Tipos de Eixos

Existem 3 tipos de eixos que podem ser aplicados nos caminhões e carretas, cada um podendo variar nas configurações de rodagem.

EIXOS SIMPLES
CONFIGURAÇÃO
PESO MÁXIMO
RODAGEM SINGELA (2 PNEUS)

RODAGEM SINGELA (2 PNEUS)

6,0 t
RODAGEM DUPLA (4 PNEUS)
RODAGEM DUPLA (4 PNEUS)
10,0 t
EIXOS DUPLOS
CONFIGURAÇÃO
PESO MÁXIMO
DIRECIONAL COM RODAGEM SINGELA (4 PNEUS)
1,20 > d >= 2,40m
DIRECIONAL COM RODAGEM SINGELA (4 PNEUS) 1,20 > d >= 2,40m
12,0 t
COM RODAGEM SINGELA (4 PNEUS DO TIPO EXTRALARGO)
COM RODAGEM SINGELA (4 PNEUS DO TIPO EXTRALARGO)
17,0 t
UM COM RODAGEM DUPLA (6 PNEUS) d < = a 1,20m
UM COM RODAGEM DUPLA (6 PNEUS) d < = a 1,20m
9,0 t
UM COM RODAGEM DUPLA (6 PNEUS) – TANDEM
1,20 < d < = 2,40m
UM COM RODAGEM DUPLA (6 PNEUS) - TANDEM 1,20 < d < = 2,40m
13,5 t
COM RODAGEM DUPLA (8 PNEUS) – NÃO TANDEM 1,20 < d < = 2,40m
COM RODAGEM DUPLA (8 PNEUS) - NÃO TANDEM 1,20 < d < = 2,40m
15,0 t
COM RODAGEM DUPLA (8 PNEUS) – TANDEM 1,20 < d < = 2,40m
COM RODAGEM DUPLA (8 PNEUS) - TANDEM 1,20 < d < = 2,40m
17,0 t
COM RODAGEM DUPLA (8 PNEUS) – TANDEM d > 2,40m
COM RODAGEM DUPLA (8 PNEUS) - TANDEM d > 2,40m
20,0 t
EIXOS TRIPLOS
CONFIGURAÇÃO
PESO MÁXIMO
COM RODAGENS DUPLAS (12 PNEUS) – TANDEM 1,20 < d < = 2,40m
COM RODAGENS DUPLAS (12 PNEUS) - TANDEM 1,20 < d < = 2,40m
25,5 t
SENDO UMA RODAGEM SINGELA E DUAS DUPLAS (12 PNEUS), EM TANDEM, COM O PRIMEIRO EIXO DISTANCIADO A MAIS DE 2,40m
SENDO UMA RODAGEM SINGELA E DUAS DUPLAS (12 PNEUS), EM TANDEM, COM O PRIMEIRO EIXO DISTANCIADO A MAIS DE 2,40m
27,0 t
COM RODAGENS DUPLAS (12 PNEUS) – TANDEM d > 2,40m
COM RODAGENS DUPLAS (12 PNEUS) - TANDEM d > 2,40m
30,0 t

O peso bruto total por unidade é de 45 toneladas, e o Peso Bruto Total por Combinação de Veículos de Carga – CVC, com duas ou mais unidades, incluída a unidade tratora, é de 57 toneladas.

Principais configurações dos veículos

Veja agora as principais configurações possíveis de veículos de carga, de acordo com o posicionamento de cada eixo.

TIPO DE VEÍCULO
CONFIGURAÇÃO
PESO POR EIXO
PBT
Caminhão
Caminhão Toco
6+10 16,0 t
Caminhão Trucado
Caminhão Trucado
6+17 23,0 t
Caminhão Simples
Caminhão Simples
6+25,5 31,5 t
Caminhão Duplo Direcional Trucado
Caminhão Duplo Direcional Trucado
6+6+17 29,0 t
Caminhão + Reboque
Caminhão + Reboque
6+10+17 33,0 t
Caminhão + Reboque
Caminhão + Reboque
6+10+10+17 43,0 t
Caminhão Trucado + Reboque
Caminhão Trucado + Reboque
6+17+10+17 50,0 t
Romeu e Julieta
Romeu e Julieta
6+17+10+17 50,0 t
Caminhão Trator + Semi-reboque
Caminhão Trator + Semi-reboque
6+10+10 26,0 t
Caminhão Trator + Semi-reboque
Caminhão Trator + Semi-reboque
6+10+17 33,0 t
Caminhão Trator + Semi-reboque
Caminhão Trator + Semi-reboque
6+10+25,5 41,5 t
Caminhão Trator + Semi-reboque
Caminhão Trator + Semi-reboque
6+10+20 36,0 t
Caminhão Trator + Semi-reboque
Caminhão Trator + Semi-reboque
6+10+10+17 43,0 t
Caminhão Trator + Semi-reboque
Caminhão Trator + Semi-reboque
6+10+10+10+10 46,0 t
Caminhão Trator Trucado + Semi-reboque
Caminhão Trator + Semi-reboque
6+17+10 33,0 t
Caminhão Trator Trucado + Semi-reboque
Caminhão Trator Trucado + Semi-reboque
6+17+17 40,0 t
Caminhão Trator Trucado + Semi-reboque
Caminhão Trator Trucado + Semi-reboque
6+17+25,5 48,5 t
Caminhão Trator Trucado + Semi-reboque
Caminhão Trator Trucado + Semi-reboque
6+17+10+10 43,0 t
Caminhão Trator Trucado + Semi-reboque
 


SAIBA MAIS CLICK AQUI https://fretecomlucro.com/lei-da-balanca/
 
 
Autor: https://fretecomlucro.com/lei-da-balanca/

[+] Noticias
15/06/2019 - abaixo-assinado CONTRA A Resolução 685
VOCÊ MOTORISTA DE Categoria "D" PODE PERDER SEU DIREITO DE DIRIGIR CAMINHÃO, SAIBA MAIS
NÃO PERDA O DIRETO DE DIRIGIR SEU CAMINHÃO Revogação da Resolução 685 que proíbe o condutor da Categoria "D" de dirigir caminhão       Abou Anni IV criou este abaixo-assinado para pressionar Abou Anni O condutor que tem categoria "D" e não passou pela categoria "C", está impedid...
 
30/11/2018 - Transporte » CIOT » CIOT e Pagamento Eletrônico de Frete (PEF) – 10 Perguntas e respostas
CIOT e Pagamento Eletrônico de Frete (PEF) – 10 Perguntas e respostas - mar, 02, 2015 CIOT, PEF, TMS, Transporte
Se você é transportador ou embarcador e tem se deparado com diversas dúvidas sobre CIOT e Pagamento de Frete, este artigo foi escrito para você, leia até o final e caso não encontre resposta para a sua dúvida, fique à vontade para escrever um comentarário com o seu questionamento e a nossa equipe terá prazer em responder. 1. O que é o Código Identificador da Operação de Transpor...
 
19/11/2018 - CUIDADO COM AS MULTAS DA ANTT
RADAR DA ANTT NAS ESTRADAS - Fiscalização Eletrônica da ANTT no RNTRC
  RADAR DA ANTT NAS ESTRADAS FISCALIZAÇÃO ELETRONIDA DA ANTT no RNTRC     Infração Penalidade Evadir, obstruir ou, de qualquer forma, dificultar a fiscalização R$ 5.000,00, cancelamento do RNTRC e impedimento de obter registro pelo prazo de 2 anos Efetuar transporte rodoviário de carga por conta de terceiro e mediante remuneração com RNTRC para fins de co...
 
12/11/2018 - Fazemos a HABILITAÇÃO PARA OTM
Operador de Transporte Multimodal – OTM - Perguntas Frequentes
Perguntas Frequentes - Multimodal A - CONCEITO DE TRANSPORTE MULTIMODAL  1- O que é Transporte Multimodal de Cargas? Resposta - Transporte Multimodal de Cargas é aquele que, regido por um único contrato, utiliza duas ou mais modalidades de transporte, desde a origem até o destino, e é executado sob a responsabilidade única de um Operador de Transporte Multimodal – OTM. 2- O que é modalidade? O que é modal ? Respo...
 
09/11/2018 - Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas
Simulador de Preços Mínimos de Frete
Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas AVISOS IMPORTANTES POLÍTICA NACIONAL DE PISOS MÍNIMOS DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS (Lei nº 13.703, de 08 de agosto de 2018)   PRINCIPAIS ETAPAS DE IMPLANTAÇÃO   *A fiscalização do cumprimento dos pisos mínimos pela ANTT está em andamento e, a partir de novembro de 2018, serão aplicadas as au...
 
 
Voltar
 
 
Fone:
(11) 4111-3143 / 2864-3086 Fale conosco via Whatsapp(11) 987639773 Whatsapp ( 11 ) 98763-9773 Ligue: (11) 3441-7647
E-mail:
central@antt.net.br
Chat:
Atendimento On-line
 

Foto

ASSESSORIA NACIONAL AO TRANSPORTE TERRESTRE
AV. PAULISTA, 1636 CONJ. 1105 BELA VISTA - SÃO PAULO/SP - CEP 01310-200

LICENÇAS PARA TRANSPORTE DE CARGAS E DE PASSAGEIROS ANTT

(11) 4111-3143  / (11) 2864-3086 / (11) 3441-7647   
Fale conosco via Whatsapp(11) 987639773 (tim)/ (11) 9.7445-7243(vivo
central@antt.net.br / cadastro@antt.net.br
 
 
SOMOS UMA EMPRESA PRIVADA E
NÃO POSSUIMOS QUALQUER VINCULO COM A ANTT
(ANTT - AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTE TERRESTRE)
 
Sobre
- Vans/Onibus
- Empresa
- Contato
Mais
- Noticias - ANTT ETC
- ANTT TAC - Curso RT
- Curso TAC - OTM
- RNTRC ANTT - ANTT EMPRESA - ETC ( Renovação )
- ANTT INCLUSAO PLACA - ANTT TAF
- ARTESP - onibus e vans - CADASTUR
- CAMINHAO VUC - DTP - onibus e vans
- EMTU - EMTU - onibus e vans
- ARTESP - ESCOLAR - Pessoa Fisica - EMTU - ESCOLAR - Pessoa Física
- TA - Fretamento em SAO PAULO, capital - TRIC - Transporte Rodoviário Internacional de Cargas
- ANTT - SERVIÇOS - CADASTRO RNTRC
- Licenças para Onibus e vans - ZMRC, ZERC e VER
- Consultas - Fretamento - multas
- Monitriip - ANTT - 2ª do Adesivos
- CONSÓRCIO CAIXA - CT-e (CERTIDICADO DIGITAL)
- MOTOBOY - Licencas p/ Carga (Perigosa/Controlada)
- SEGURO (ONIBUS E CARGA) - LICENÇAS P/ CAMINHAO E ONIBUS
- ANTT - Cadastramento de transporte próprio de passageiros
WHATS 11 987639773 CADASTRO ANTT RNTRC - LICENÇAS e AUTORIZAÇÕES P/: ARTESP, ANTT, EMTU, PREFEITURA DE SÃO PAULO