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09/10/2025 - Frete Mínimo na Prática
Como Calcular e Onde Lançar as Informações para Rodar sem Multas
 
Ainda não entendeu como fazer o cálculo do frete e onde lançar os dados para poder carregar? Este guia é o passo a passo definitivo para você transformar a teoria em prática e garantir sua conformidade total.

Frete Mínimo na Prática: Como Calcular e Onde Lançar as Informações para Rodar sem Multas

Ainda não entendeu como fazer o cálculo do frete e onde lançar os dados para poder carregar? Este guia é o passo a passo definitivo para você transformar a teoria em prática e garantir sua conformidade total.

O Processo em Duas Etapas: Calcular e Declarar

Para estar 100% em conformidade, você precisa executar duas etapas cruciais antes de ligar o caminhão:

  1. Calcular o Valor Correto do Frete: Usar a tabela da ANTT para saber qual o valor mínimo que deve ser pago pela operação.
  2. Declarar as Informações Corretas: Lançar os dados do frete, do seguro e do pagamento nos documentos eletrônicos (principalmente no MDF-e) para que a fiscalização eletrônica valide sua viagem.

Vamos detalhar cada uma.

Etapa 1: Como Calcular o Valor do Frete Mínimo

O cálculo do piso mínimo para carga lotação depende de 4 fatores principais. Você precisa responder a estas perguntas:

Passo 1: Qual o tipo da sua operação?

É um transporte de **Carga Lotação** (caminhão cheio para um só cliente)? A tabela de frete se aplica a este caso.

Passo 2: Qual a sua "Composição de Carga"?

Aqui você define as características do seu veículo e da carga. Você precisa saber:

  • Tipo de Carga: É Carga Geral, Perigosa, Refrigerada ou a Granel?
  • Número de Eixos: Quantos eixos seu caminhão (ou a combinação) possui?
  • Distância a ser Percorrida (KM): Qual a quilometragem total da origem ao destino?

Passo 3: Como usar a Tabela da ANTT?

Com as informações acima, você consulta a tabela oficial da ANTT (que é atualizada periodicamente). A tabela te dará dois valores:

  • Custo de Deslocamento (CCD): É o valor a ser pago por cada quilômetro rodado (ida e volta).
  • Custo de Carga e Descarga (CC): É um valor fixo, que remunera o tempo de embarque e desembarque.

A fórmula básica é: (Distância em KM x Custo de Deslocamento) + Custo de Carga e Descarga = Valor Mínimo do Frete.

Para facilitar, a própria ANTT e diversas entidades do setor oferecem calculadoras online onde você apenas insere os dados e o sistema já te dá o valor final.

Exemplo Prático:

  • Operação: Carga Lotação
  • Veículo: Caminhão Truck (3 eixos)
  • Carga: Carga Geral (ex: caixas de alimentos não perecíveis)
  • Percurso: De Jarinu-SP a Belo Horizonte-MG (aproximadamente 580 km)

Cálculo (usando valores hipotéticos da tabela para este exemplo):

  • Custo de Deslocamento para este perfil: R$ 3,50 / km
  • Custo de Carga e Descarga fixo: R$ 450,00

Frete Mínimo = (580 km x R$ 3,50) + R$ 450,00 = R$ 2.030,00 + R$ 450,00 = R$ 2.480,00

Este é o valor mínimo que o transportador deve receber por esta viagem. E lembre-se: **o pedágio é pago separadamente!**

Etapa 2: Onde Lançar as Informações para o Caminhão Poder Carregar

Ter o valor correto calculado não é suficiente. Você precisa declará-lo corretamente nos documentos eletrônicos para passar pela fiscalização. O documento central para isso é o **Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e)**.

É aqui que tudo se conecta!

Ao emitir o MDF-e (seja você mesmo ou a empresa que te contratou), as seguintes informações são obrigatórias para que o sistema aprove a viagem:

1. Informações do Pagamento do Frete (Regra de Outubro de 2025)

No grupo de campos "infPag", o emissor do MDF-e deverá lançar:

  • O Valor do Frete: O valor negociado, que deve ser igual ou superior ao piso mínimo que calculamos (no nosso exemplo, R$ 2.480,00).
  • Os Dados de Pagamento: A forma (PIX, TED...) e os dados bancários de quem vai receber (você, o transportador).

2. Informações do Seguro Obrigatório de Carga

Também no MDF-e, o emissor precisa informar os dados da sua apólice de seguro:

  • Seguro RCTR-C e RC-DC: O número da sua apólice e o CNPJ da seguradora.

A "Hora da Verdade"

Quando o emissor clica em "Transmitir MDF-e", o sistema da SEFAZ valida todas essas informações em tempo real. Se o valor do frete for suspeito, se os dados do seguro estiverem errados ou vencidos, ou se qualquer outra informação obrigatória faltar, o sistema **REJEITA** o documento. Sem MDF-e autorizado, o caminhão não pode carregar.

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Autor: antt

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