O Que é Carga Lotação (ou Carga Fechada)?
No universo do transporte, "Carga Lotação", também conhecida como "Carga Fechada" ou pela sigla em inglês FTL (Full Truckload), é uma modalidade de frete onde um único embarcador (cliente) contrata a capacidade total de um veículo para transportar sua mercadoria.
Características principais:
- Carga Dedicada: O caminhão é 100% dedicado a uma única operação, do início ao fim.
- Origem e Destino Únicos: Geralmente, o veículo vai de um ponto de origem a um ou mais pontos de destino, mas sempre transportando a mercadoria do mesmo contratante.
- Exemplo Prático: Uma indústria de celulose contrata uma carreta para levar 30 toneladas de seu produto diretamente de sua fábrica em Três Lagoas-MS para o Porto de Santos-SP.
Para Comparar: O Que é Carga Fracionada?
Para entender bem o conceito de lotação, é útil conhecer seu oposto: a "Carga Fracionada" (LTL - Less than Truckload). Neste modelo, o transportador coleta pequenas ou médias mercadorias de **vários clientes diferentes** para ocupar o espaço do mesmo caminhão, otimizando a rota com múltiplas coletas e entregas.
Analogia Simples: Pense na Carga Lotação como um voo fretado que você contrata para levar apenas seu grupo de amigos. Já a Carga Fracionada é como um voo comercial regular, com passageiros de várias origens indo para vários destinos diferentes dentro da mesma aeronave.
O Ponto de Virada: Por Que o Ano de 2018 é Tão Importante?
O ano de 2018 é um divisor de águas na história recente do transporte rodoviário de cargas no Brasil. A razão é direta:
Em decorrência da grande Greve dos Caminhoneiros de 2018, foi sancionada a Lei nº 13.703, que instituiu a Política Nacional de Pisos Mínimos do Frete (PNPMF). Essa política ficou popularmente conhecida como a "Tabela de Frete da ANTT".
A partir desse momento, o pagamento de frete para operações de carga lotação deixou de ser uma negociação livre e passou a ter um valor mínimo obrigatório por lei. Portanto, **2018 tornou-se o marco zero legal** para a fiscalização desses pagamentos.
Juntando as Peças: O Alvo da Fiscalização Retroativa
Agora, a frase fica clara. Quando a ANTT anuncia que está fiscalizando os **"transportes de carga lotação a partir de 2018"**, ela está dizendo que irá analisar, em sua vasta base de dados de documentos eletrônicos, o seguinte:
"Todas as viagens de caminhão cheio, para um único cliente, realizadas desde a criação da Tabela de Frete, para verificar se o valor pago ao transportador foi igual ou superior ao piso mínimo determinado pela lei na época."
É por isso que o risco de multas retroativas é tão alto. A agência tem o registro de milhões de viagens e a tecnologia para cruzar os dados e encontrar divergências, aplicando as multas mesmo anos após o transporte ter sido realizado.
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